A Gota e a Medicina Tradicional Chinesa
O ácido úrico é uma substância formada pelo organismo através da decomposição da purina presente em alguns alimentos, como carne, feijão ou marisco.
Por norma, o ácido úrico não causa nenhum problema e é facilmente eliminado pelos rins, porém, quando existe algum problema renal, por exemplo, o ácido úrico pode se acumular nos tecidos, dando origem a Gota e provocando inflamação e dor nas articulações.
A gota é um tipo de artrite que ocorre quando o ácido úrico se acumula no sangue e causa inflamação nas articulações, sendo por isso uma doença reumatológica, inflamatória e metabólica, resultante da deposição de cristais do ácido nos tecidos e articulações.
É uma patologia pouco comum, ocorrendo numa proporção de 3 em cada 10000 pessoas. A sua maior incidência ocorre entre os 30-50 anos de idade, com predomínio do sexo masculino (95%). No sexo feminino ocorre geralmente após a menopausa.
Existem dois tipos diferentes de gota:
- Gota aguda: é uma doença dolorosa que normalmente afeta uma articulação
- Gota crónica: consiste em episódios repetidos de dor e inflamação que podem envolver mais de uma articulação.
Os primeiros sinais de gota são quase sempre agudos, podendo ocorrer de repente, principalmente à noite, e sem qualquer aviso. Entre eles estão:
- Dor intensa nas articulações dos pés, tornozelos, joelhos, mãos e pulsos. Essa dor é geralmente mais forte nas primeiras 12 a 24 horas;
- Após o pico de dor, deve restar um certo desconforto nas articulações, que pode durar alguns dias e, em alguns casos, até mesmo algumas semanas;
- Inflamações e vermelhidão na região das articulações afetadas, com presença de suor.
Depois do primeiro ataque de gota, as pessoas não apresentam mais sintomas, no entanto metade dos pacientes sofre outro ataque.
Embora a causa específica da gota seja desconhecida (sabe-se apenas que é causada pela presença de níveis mais altos do que o normal de ácido úrico na corrente sanguínea, que podem ocorrer se o corpo produzir ácido úrico em excesso ou se o tiver dificuldade de eliminar o ácido úrico produzido).
Os principais fatores de risco são:
- Histórico familiar, uma vez que a doença pode ser genética)
- Sexo (a gota é mais comum nos homens)
- Mulheres (após a menopausa)
- Ingestão excessiva de álcool
- Uso de determinados medicamentos diuréticos
- Hipertensão
- Diabetes
- Colesterol alto
- Altos níveis de gordura corporal
Para a medicina convencional a gota é tratada com recurso a anti-inflamatórios, analgésico e corticoides. Este tratamento embora não seja incisivo, tem de ser mantido para que não hajam crises agudas e ataques de dor fortes.
Alguns dos medicamentos utilizados para tratar pacientes com gota, são à base de colchicina, um medicamento elevada toxicidade e que tem uma pequena margem de segurança, isto é a dose recomendável é muito próxima da dose tóxica ou mesmo letal, pelo que só deve ser tomada sobre conselho médico, e com total respeito pela prescrição.
A Medicina Chinesa e a gota
Para a medicina chinesa a gota é resultante de uma deficiência do sistema baço-pâncreas que provoca estagnação do Qi e Sangue nos canais energéticos. Uma vez que cada casa é diferente, não é possível indicar logo à partida qual (ou quais) são os tratamentos que vão ser realizados.
A medicina chinesa consegue óptimos efeitos no tratamento da dor em estados de crise aguda de gota, e obviamente pode regular o organismo de forma a evitar a acumulação e a não metabolização das substâncias que provocam o acúmulo de ácido úrico, que pode acontecer por duas razões, ou excesso de absorção de alimentos com estas componentes, (consumo exagerado de carne e peixe e queijo, entre outros), ou por deficiência das estruturas responsáveis à luz da MTC pela metabolização, nomeadamente por insuficiência do sistema Baço-pâncreas
Podem ser aplicados tratamentos à base de acupuntura (é eficaz como tratamento coadjuvante m qualquer estádio da patologia, no alívio da dor e na redução do analgésicos e anti-inflamatórios), fitoterapia (ajuda na redução do ácido úrico presente no organismo), massagens tui na e reeducação alimentar de acordo com a sua patologia.
Se conhece alguém que sofre de gota (aguda ou crónica) ou se você sofre, não hesite em contactar-nos, pois podemos ajudar a recuperar a sua vida, sem dores. A gota tem tratamento e a medicina chinesa pode ajudar.