Alternativas ao açúcar
Já fizemos anteriormente um artigo que lhe explicava quais os malefícios do açúcar para a sua saúde, por isso, hoje vamos indicar-lhe algumas alternativas ao mesmo.
O termo açúcar é o nome genérico para designar os diferentes tipos de carboidratos, como glicose, frutose, maltose, lactose e sacarose. No entanto, existem também os adoçantes ou edulcorantes, que são substâncias diferentes do açúcar mas que são utilizadas com a mesma finalidade, ou seja, para dar sabor doce aos alimentos.
Conheça então algumas das alternativas ao açúcar que são bastante mais saudáveis.
As melhores alternativas ao açúcar
1 – Mel
O mel é um dos grandes substitutos do açúcar, pois além de ser menos calórico, é confecionado de forma menos calórica e sem recorrer a corantes nem conservantes. Este alimento é também bastante nutritivo e rico em vitaminas B, C ferro, cálcio, sódio, fósforo e potássio, tendo ainda duas substâncias na sua constituição que são extremamente benéficas para a saúde – flavonoides e ácidos fenólicos.
Os seus principais benefícios são: ação antibacteriana, ajuda a melhorar o aspeto da pele, ajuda a combater irritações na garganta, ajuda a prevenir cancros, e ainda melhora o desempenho físico.
2 – Farinha de côco
A farinha de côco é obtida como subproduto do leite de côco. Diversas pesquisas apontam que alimentos que sejam preparados com farinha de côco possuem índices glicémicos baixos e que, quanto mais farinha de côco é adicionada ao alimento, menor o índice glicêmico encontrado. Dessa maneira, a farinha de côco, que possui índice glicêmico 35, ajuda na prevenção e controlo da diabetes, além de fornecer alternativas para alimentos que possuem altos índices glicêmicos, como massas e pães. Além desses benefícios, é livre de glúten, possui muitas fibras e proteínas.
3 – Stévia– adoçante natural
Esta substância é extraída de uma planta denominada Stevia rebaudiana, muito eficaz para tratamento de diabetes, assim como para todos os que procuram uma outra opção que não sejam adoçantes artificiais que também não fazem bem à saúde.
É importante salientar que as folhas da planta têm com substâncias benéficas, como o potássio, cálcio e zinco, betacaroteno, ferro, magnésio, porém na forma de adoçantes estas não são absorvidas pelo organismo da mesma maneira. Possui também propriedades antivirais e antibacterianas e não contém calorias, nem aumenta o nível de açúcar no sangue.
4 – Agave 100% natural
O agave é uma planta mexicana do qual se extrai um xarope, que possui uma textura muito parecida com o mel. Já é vendido há algum tempo como substituto do açúcar, em diversos países.
O produto pode ser usado também na preparação de doces e adoça mais que o açúcar, contando ainda com baixas calorias e baixo índice glicêmico. É um alimento nutritivo, rico em sais minerais, como magnésio, cálcio, ferro, potássio e ainda em frutose e por isso não é considerado um boa opção para diabéticos, já que não podem consumir frutose em excesso.
Apesar destas 4 alternativas serem mais saudáveis que o açúcar refinado, é importante que sejam consumidos com cautela e sem excessos, pois são calóricas e podem ter o efeito contrário ao desejado.