Diarreia e a Medicina Tradicional Chinesa

Sabia que a diarreia pode ser uma patologia crónica?
A diarreia é uma doença muito comum que consiste na evacuação de fezes líquidas de forma frequente e sem controlo. Ela pode ser aguda ou crónica, dependendo do tempo de duração dos sintomas.
- Diarreia Aguda – Apresenta sintomas durante poucos dias e é por norma causada por um vírus, bactéria ou outro parasita.
- Diarreia Crónica – Persiste durante 3 a 4 semanas, e pode ser indicativo de outras patologias como síndrome de intestino irritado, doença de Crohn ou colites ulcerosas.
A diarreia pode ser contagiosa quando é de origem infeciosa. Embora a causa da diarreia seja muitas vezes de origem viral, como a gastroenterite, quando a diarreia é de origem infeciosa, estima-se que cerca de 70% dos casos são virais e 30% bacterianos. A diarreia também pode estar relacionada à presença de um parasita.
Os seus principais sintomas são:
- Desidratação;
- Pele seca;
- Fezes líquidas;
- Dor abdominal;
- Cólicas constantes.
E as suas principais causas são:
- Infeção por um vírus, bactéria ou outro parasita;
- Intoxicação alimentar;
- Laxantes;
- Quimioterapia;
- Antibióticos;
- Doença Celíaca;
- Stresse;
- Intolerância à lactose.
Para a medicina ocidental o tratamento da diarreia consiste essencialmente, em ter alguns cuidados com a alimentação e reposição de líquidos, de forma a evitar a desidratação. No entanto deve procurar um especialista se os seus sintomas não desaparecerem sozinhos em dois dias e se se passar a apresentar sinais de desidratação ou se sentir dores abdominais ou retais, cólicas, apresentar sangue nas fezes ou febre.
Diarreia e a Medicina Tradicional Chinesa
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, a diarreia pode ter várias causas, pode ser devida a factores externos, como a provocada por alimentos em mau estado ou ingeridos de forma inadequada, assim como pode ser causada por um desequilíbrio entre as diferentes estruturas.
Nas diarreias crónicas e muitas vezes de causa desconhecida na medicina convencional, a acupuntura tem uma eficácia comprovada e quando aliada a uma boa correcção alimentar e fitoterapia tem efeitos quase imediatos.
A paragem das dejecções nas diarreias agudas tem normalmente muitos bons resultados tratada com acupunctura e moxibustão.
No entanto, cada caso é um caso, sendo necessária a realização de um diagnóstico por parte de um especialista, de forma a ser detetada corretamente qual a causa associada à mesma.
Se sofre de diarreia constantemente, ou se for afectado por este incómodo tão frequente durante o Verão, ou conhecer alguém que esteja nesta situação, venha falar connosco, pois poderemos ajudar a combater e solucionar a mesma.