Doença de Ménière e a Medicina Tradicional Chinesa

A doença de Ménière é uma perturbação caracterizada por ataques recorrentes de vertigem incapacitante, perda auditiva e acufenos. Este distúrbio é também causado pelo aumento de quantidade de fluidos endolinfática.
A doença de Ménière causa episódios espontâneos de vertigem – a sensação de um movimento giratório – juntamente com perda auditiva, zumbido nos ouvidos, e por vezes uma sensação de pressão no ouvido.
Na grande maioria dos casos, a doença de Ménière afeta apenas um ouvido.
Embora homens e mulheres na faixa entre os 40 e 50 anos sejam mais propensos para o desenvolvimento desta patologia, a mesma pode ocorrer em qualquer idade, mesmo em crianças.
Os primeiros sinais e sintomas desta patologia são:
- Vertigem – A Vertigem é semelhante à sensação de girar rapidamente várias vezes e de parar repentinamente. Estes episódios de vertigem ocorrem sem aviso e geralmente duram entre 20 minutos a duas horas. Quando esta é muito grave pode causar náuseas e vómitos.
- Perda auditiva – A perda auditiva na doença de Ménière pode variar, particularmente no início do curso da doença. Eventualmente, a maioria das pessoas experimenta algum grau de perda auditiva permanente.
- Zumbidos – O zumbido no ouvido é a perceção de um ruído, assobio ou som de assobio no ouvido.
A causa desta patologia não é bem compreendida, no entanto parece ser o resultado de um volume anormal ou composição do fluído no ouvido interno (conjunto de passagens conectadas e cavidades chamada labirinto).
A parte exterior do ouvido interno é feito de osso (labirinto ósseo). Dentro é uma estrutura suave de membrana (labirinto membranoso) que é uma versão menor da forma de labirinto ósseo. O labirinto membranoso contém um fluido (endolinfa) e está alinhada com o cabelo, como sensores que reagem ao movimento do fluido.
Para a medicina ocidental o tratamento da doença de Ménière é feito por um controlo de sintomas e pode ser necessário toda a vida.
No caso de sintomas como as vertigens, a solução proposta e o controlo por medicamentos de forma a promover uma alteração do líquido existente no ouvido interno, e outros que reduzam as náuseas
A incapacidade de lidar com sintomas extremos pode passar por propostas de intervenções cirúrgicas fortemente incapacitantes como o seccionamento dos nervos ligados aos canais semicirculares (a parte do ouvido interno envolvida no equilíbrio), esta operação denominada neurectomia vestibular, ou numa fase ainda mais avançada a remoção da cóclea uma parte do ouvido interno semelhante a um o caracol (a parte do ouvido interno envolvida na audição) e os canais semicirculares podem ser extraídos com uma operação chamada labirintectomia.
Doença de Ménière e a Medicina Tradicional Chinesa
Para a medicina chinesa O síndrome de Ménière não é propriamente uma doença mas antes um conjunto de sintomas que evidenciam um descontrolo entre a função (Yang) e a estrutura (Yin).
O diagnóstico da Medicina Ocidental, para esta síndrome é complexo, moroso e exige uma série de exames complementares que por um lado são invasivos e incómodos e se podem tornar dispendiosos, mas par além disso depois de justificar o diagnóstico, servem para muito pouco pois o tratamento oferecido é apenas para controlar os sintomas com elevados danos colaterais.
é caracterizada por falta de energia em pontos essenciais do nosso organismo, dos quais salientamos: fígado, sangue, baço, rim, coração e pulmões.
Uma vez que cada paciente é um ser único e que um sintoma pode ter diferentes origens, os procedimentos não são sempre os mesmos.
O tratamento proposto deverá ter por base a prescrição de fitoterapia e a realização de tratamentos de acupuntura (está provado que a mesma é muito útil no tratamento desta patologia), moxabustão e massagens tui na.
É de extrema importância recorrer a estas técnicas antes de se submeter a uma cirurgia aos ouvidos que pode vir a ter no futuro algum tipo de complicações na sua rotina.
Se sofre da doença de Ménière ou se conhece alguém que sofre da mesma, saiba que isso a luz da medicina chinesa é o reflexo de alguma coisa que não está bem com a sua saúde. Não espere mais. A Medicina Chinesa poderá ajudar no seu tratamento. Solicite-nos um contacto para o nº 243997479 ou por email: [email protected].