Dor no Ombro e a Medicina Tradicional Chinesa

08/06/2021 por admin0
dor-no-ombro-618x540.jpg

A dor no ombro é considerada uma entidade clínica abrangente, pois engloba uma série de patologias de etiologia diferente.

Embora a articulação gleno-umeral seja das que apresentam maior mobilidade, a dor no ombro nem sempre está associada a movimentos do ombro, pois em situações inflamatórias, caracteristicamente o doente refere agravamento durante a noite, que o impede de dormir ou de o fazer sobre o lado do ombro afetado.

A articulação do ombro, como todas as articulações dos membros superiores, desenvolveram-se e adaptaram-se para ser uma articulação de função e não de carga, como é o caso de articulações dos membros inferiores (pernas). Assim sendo, os músculos e tendões presentes no ombro desempenham um papel importantíssimo para o bom funcionamento destas articulações. A causa mais comum de dor no ombro é a inflamação nos tendões, configurando, assim, uma condição chamada de tendinite da coifa dos rotadores.

As dores no ombro, podem ter diversas causas, das quais salientamos:

  • Desgaste natural devido ao envelhecimento;
  • Atividade desportiva, em especial aquelas que envolvem movimentos de lançamento, como beisebol, tênis, natação…;
  • Atividades de trabalho em que é preciso levantar o ombro;
  • Trauma direto ou queda sobre o ombro;
  • Artrites;
  • Fraturas;
  • Tendinites;

Os principais sintomas de dor no ombro, são:

  • Dor;
  • Fraqueza no braço;
  • Dormência;
  • Frio;
  • Inchaço;

A dor no ombro e a medicina ocidental

O tratamento para os problemas do ombro são indicados sempre após a realização de diversos exames.

O tratamento pode ser conservador e consiste na prescrição de anti-inflamatórios, analgésicos, fisioterapia, educação postural, exercícios assistidos e orientados por pessoas especializadas, aplicação local de gelo, repouso, entre outras medidas.

Quando o tratamento conservador falha, ou em casos mais graves de ruturas no tendão, deslocamentos do ombro ou fraturas, o tratamento pode exigir a cirurgia. Entre os métodos cirúrgicos mais modernos de tratamento, em alguns casos, pode-se fazer o tratamento por artroscopia, que é um método pouco invasivo para tratamento das lesões do ombro.

A dor no ombro e a medicina tradicional chinesa

A medicina tradicional chinesa tem sido amplamente utilizada para o tratamento da dor desde há vários séculos, e com resultados bastante bons.

No caso da dor no ombro existe um enorme e variado arsenal terapêutico da medicina chinesa para diminuir os sintomas, recuperar a função, e se for o caso tratar a doença em profundidade, isto é eliminar as causas que estão a origem da disfunção que causa a dor.

Por outro lado um dos aspectos que a medicina chinesa mais leva em consideração, é o aspecto da prevenção, pelo que existem exercícios de Qi Gong, que ajudam a prevenir as recidivas, ou seja o reaparecimento dos sintomas e a dificuldade em cumprir a função desta articulação.

Para a medicina tradicional chinesa, a dor no ombro pode resultar de diversos factores, dado que muitos canais (meridianos) atravessam esta região do corpo. Por isso é muito importante efectuar um diagnóstico correcto e adequar o tratamento a esse diagnóstico. Uma vez que cada caso é diferente, a mesma tipologia de tratamento pode não ser aplicada a 2 pessoas com dor no ombro (pois os motivos da mesma podem ser bastante diferentes).

Após a realização de um diagnóstico por parte de um especialista, é verificado qual o tipo (os tipos) de tratamentos que vão ser implementados. Os mesmos podem ser à base de acupuntura, fitoterapia, massagens tui na ou moxabustão. Estes tratamentos têm como finalidade reduzir ou eliminar a dor, e prevenir o aparecimento da mesma.

Se sofre de dor no ombro ou se conhece alguém que sofre recorrentemente desta patologia, não espere mais. A Medicina Chinesa poderá ajudar no tratamento da mesma. Solicite-nos um contacto para o nº 243997479 ou por email: [email protected]


Deixe um comentário

O seu endereço electrónico não será publicado. São obrigatórios os campos marcados com *


logoTDR_branco

A Tian Di Ren, tem como missão:
- Proporcionar a melhoria da Qualidade de Vida numa perspectiva de complementaridade e integração a partir de uma concepção holística do ser humano, e na assunção que cada ser humano é uno e único, influencia e é influenciado por tudo o que o rodeia.

Newsletter