Estratégias da Medicina Chinesa para Emagrecer

Sabia que pelo menos 30% da população mundial lida com problemas de peso?
Muitas são as pessoas que diariamente lutam contra a obesidade ou excesso de peso, no entanto elas preocupam-se com a perda de massa gorda e cortar em calorias, mas não conhecem o próprio corpo nem o funcionamento do mesmo.
Não é raro acontecer que uma pessoa que cumpra todos os planos de treino e que coma de forma saudável, continue com problemas relativamente à perda de peso. O que é numa grande parte dos casos um problema da energia vital do corpo (qi).
Os problemas energéticos associados à energia vital do corpo humano, podem ser solucionados pela Medicina Tradicional Chinesa, através de um sistema médico desenvolvido à milhares de anos, e inclui acupuntura, fitoterapia (através de ervas e plantas medicinais), dietéticas, ginástica energética…
De acordo com a Medicina Chinesa, emagrecer não é uma função que esteja apenas ligada às calorias, pois se fortalecer o seu qi interno, vai conseguir obter melhores resultados na sua jornada.
Outra questão que também pode estar a impedi-la de perder peso pode ser stress em excesso e privação de sono (não dormir as horas necessárias).
7 Estratégias de Medicina Chinesa para emagrecer
Estas estratégias vão ajudar a fortalecer o qi e dessa forma ajudar no cumprimento do seu objetivo.
1 – Coma alimentos ricos em qi
Em detrimento de uma alimentação à base de conservas, gorduras e coisas diet ou light (pois podem ser baixos em calorias mas pobres em nutrição), opte por ter desde logo uma alimentação rica em fibras, vitaminas e minerais, devendo sempre incluir na mesma: frutas, legumes frescos, grãos…
2 – Não mude frequentemente o seu regime alimentar
É importante ter em conta que os mesmos alimentos podem não fazer bem a todas as pessoas. É importante saber quais aqueles que ingerem e que ajudam no seu bem estar, e quais os que o fazem ficar com moleza, gases ou sentimento de inchaço.
3 – Coma devagar
Comer não é algo que deve fazer à pressa, por isso é importante que durante o tempo que dura a sua alimentação, se dedique exclusivamente a isso. Quando mais depressa comer, mais alimentos vai ingerir pois não se vai sentir saciado. Ao comer mais devagar, vai sentir-se satisfeito e comer em menor quantidade.
4 – Viva de acordo com o ritmo do seu corpo
De acordo com a Medicina Chinesa a melhor hora para a ingestão de alimentos é entre as 7h e as 9h, por isso é importante que a primeira refeição do dia seja tomada neste horário. É também impreterível que coma 5 refeições por dia, sendo que as realizadas após as 18 h devem ser o mais leves possíveis, pois o seu corpo já não vai funcionar à mesma velocidade.
5 – Vá para a cama cedo
O descanso é muito importante para emagrecer, por isso deve deitar-se por volta das 22:30h. Pode recorrer à acupuntura para regular o fígado (que tem um enorme componente na limpeza do sangue e desintoxicação energética).
6 – Pratique atividades saudáveis que estimulem o seu qi
Deve praticar pelo menos uma vez por semana yoga, jardinagem, qi gong ou tai chi. Este tipo de exercício é importante para reequilibrar a energia e o pensamento.
7 – Experimente acupuntura
Cada vez mais, quem recorre à acupuntura verifica que a mesma ajuda a reduzir o desejo compulsivo de comer. Logo depois da primeira sessão os resultados começam a ser visíveis, pois os desejos de fome são mais facilmente controláveis, assim como a diminuição de stresse.
Estas são as 7 estratégias de Medicina Chinesa que o vão ajudar a emagrecer. Se tiver alguma questão não hesite em contactar-nos.