Hemorroides e a Medicina Tradicional Chinesa
Sabia que as hemorroidas correspondem a veias dilatadas dentro e em torno do ânus e no reto?
Hemorroidas são estruturas vasculares presentes no canal anal que ajudam a controlar a passagem das fezes. No estado normal, estas estruturas atuam como uma almofada, constituída por anastomoses arteriovenosas e tecido conjuntivo. As hemorroidas tornam-se patológicas quando estão inchadas ou inflamadas, estado que é denominado doença hemorroidária.
De acordo com diferentes patologias, a hemorroidas podem ser designadas de:
- Hemorroidas internas: Desenvolvem-se dentro do ânus, onde habitualmente permanecem, pelo que nas fases iniciais o doente não as vê nem sente. São caracterizadas por perdas de sangue vivo e/ou exteriorização (prolapso) durante a defecação, este último numa fase já mais avançada. Se totalmente prolapsadas, sem possibilidade de reintrodução no canal anal, podem provocar dor forte.
- Hemorroidas externas: Aparecem à volta do orifício anal, sendo revestidas por pele muito sensível. A ocorrência de um coágulo sanguíneo no seu interior (trombo) irá provocar um “inchaço” local muito doloroso, traduzido por um nódulo duro, azulado, muito incomodativo pelo prurido e inflamação que o acompanha. Só sangrarão no caso da sua rutura.
São muitas as causas que a Medicina Ocidental associa a esta patologia, no entanto não é possível dizer com exatidão qual a exata (até porque pessoas com a mesma patologia podem ter causas bastante diferentes). As principais apontadas são:
- Idade;
- Obstipação;
- Esforço para defecar;
- Gravidez;
- Tempo prolongado na sanita;
- Diarreia;
- Demasiado tempo sentado;
Sabe-se que existe um estiramento dos tecidos que suportam os vasos sanguíneos, pelo que estes se dilatam. As suas paredes tornam-se finas e ocorre o sangramento. Se a pressão ou o esforço para defecar continua, verifica-se a sua protusão (prolapso).
A Medicina Ocidental e as hemorroidas
Muitas vezes, o tratamento de hemorroidas envolve cuidados caseiros, como o uso de alguns medicamentos. Mas pode ser que seja necessária uma intervenção cirúrgica ou tratamentos alternativos. Os procedimentos que podem ser feitos estão:
- Coagulação infravermelha – Esse tratamento não-cirúrgico é rápido e não costuma causar complicações ao paciente. Uma pequena sonda é colocada acima da hemorroida e a luz infravermelha é aplicada, que rapidamente coagula os vasos que levam sangue às hemorroidas, fazendo com que elas encolham e retrocedam.
- Injeção – Além dele, existe também a opção de tomar uma injeção nas veias inflamadas para diminui-las. Esse método por norma não causa dor ao paciente, mas também não é tão eficiente quanto os outros.
- Cirurgia – Se nenhum desses tratamentos derem certo e se a Medicina Chinesa não resolver.
A Medicina Tradicional Chinesa e as hemorroidas
Pela ótica da medicina tradicional chinesa a hemorroida é causada por um desequilíbrio energético, que desencadeia alterações biofísicas no organismo.
A sua origem pode ter causas diversas, mas está sempre associada a uma insuficiência do Qi do baço, que tem como função manter todos os tecidos e órgãos no seu devido lugar. Por isso esta queixa é muitas vezes associada pela medicina chinesa a outros prolapsos, como o prolapso da bexiga ou do útero, e ao descair da mama, bem como aparecimento frequente de equimoses, (nódoas negras).
A dor é um motivo de queixas dos pacientes com hemorroidas, devido a forte intensidade que costuma acometê-los. Uma vez que cada caso é um caso, é importante que seja primeiramente realizado um diagnóstico para que se saiba quais os desequilíbrios associados.
A acupuntura oferece resultados maravilhosos, diminuindo dores muito intensas. O utente experimenta muitas vezes um alívio imediato pós-tratamento, e este é uma das formas muito curiosa de evidenciar o efeito da acupunctura, pois as agulhas são colocadas em locias afastado das lesões. O tratamento de acupunctura para esta sintomatologia é acompanhado do uso de Moxibustão, (queima de erva de artemísia).
Para além do tratamento destinado ao alívio dos sintomas, o especialista em Medicina Chinesa, deverá actuar nas razões que levam ao aparecimento das lesões, e evitar uma progressão de uma condição de fragilidade do organismo que a Medicina Ocidental não valoriza, actuando em profundidade nomeadamente com o recurso à fitoterapia Chinesa.
Nunca aceite uma proposta de cirurgia para este problema sem primeiro tentar uma abordagem com base na Medicina Chinesa, para além do desconforto associada a muitas técnicas cirúrgicas com riscos de complicações pós-operatórias a taxa de recidiva (recaídas) na doença hemorroidal é um aspecto a ter em conta.
Se sofre de hemorróidas, ou conhece alguém que tenha esta patologia, não hesite em fala connosco pois poderemos ajudar.
3 Comentários
Alfredo
18/12/2022 em 14:24
Boa tarde eu tenho essi problema de hemorrodes i procurei a medicina chinesa, mas que me deram umas folhas de chá pra limpeza i a cápsula de estômago. Então gostava de saber si é o medicamento correcto?? Será que ira resolver meu problema??
Rosângela
07/06/2023 em 11:46
A minha mãe de 85 anos está com problema de hemorróida fica muito inchada e com muita dor.
Os medicamentos costuma intoxicação.
Como tratar esse problema sem ter que tomar antibiótico ou antiinflamatório?
Rosângela
07/06/2023 em 11:48
A minha mãe de 85 anos está com problema de hemorróida fica muito inchada e com muita dor.
Os medicamentos costuma intoxicação.
Como tratar esse problema sem ter que tomar antibiótico ou antiinflamatório?
Admiro muito a medicina chinesa e sei que ela cura de maneira simples.
Desde já agradeço.
Os Comentários estão encerrados.