Lombalgia e a Medicina Tradicional Chinesa

08/06/2021 por admin
lombalgia.jpg

Sabia que o nome correto para uma dor nas costas é lombalgia?

A lombalgia é a dor que uma pessoa tem na região lombar, ou seja, na parte mais baixa da coluna junto da bacia. Embora não seja uma doença, este tipo de dor pode ocorrer por causas diversas, algumas mais complexas do que outras, no entanto numa grande maioria das vezes não é um problema sério.

As lombalgias podem ser associadas ou não a dores ciáticas (lombociatalgia) – dores que irradiam para os glúteos, coxas, pernas e/ou pés. Segundo a OMS cerca de 80% da população tem ou terá em algum momento da vida esse tipo de dor.

Existem 2 tipos de dor associada à lombalgia:

  • Aguda – É associada a um mau jeito. A dor é forte e aparece subitamente depois de um esforço físico, com maior incidência em pessoas mais jovens e, em 90% dos casos, os sintomas desaparecem em 30 dias, com ou sem tratamento medicamentoso, fisioterápico ou repouso.
  • Crônica – Geralmente acontece entre as pessoas mais velhas, e embora a dor não seja tão intensa, é quase permanente, e persiste durante três meses ou mais.

Uma lombalgia, pode ter diversas causas, sendo as mais frequentes as seguintes:

  • Postura incorreta;
  • Inflamações;
  • Infeções;
  • Hérnias discais;
  • Artroses;
  • Deslocação de uma vertebra;
  • Excesso de peso;
  • Carregar pesos de forma incorreta.

Para evitar que uma lombalgia aguda se torne crónica, é importante qye tenha bastante atenção à sua postura (principalmente na forma como se senta ou se deita). Embora a prática de exercícios não seja recomendada quando está com dores, esta torna-se bastante importante para manter uma postura mais correta (deve sempre ter em atenção a prática de exercícios com pesos).

Lombalgia e a Medicina Tradicional Chinesa

A lombalgia é uma patologia que a medicina tradicional chinesa tem tratado com imenso sucesso ao longo de centenas de anos. A Medicina Chinesa associa o aparecimento da lombalgia crónica, na maior parte dos casos, a uma deficiência energética no rim (dores de costas nos idosos), e os episódios de lombalgia a uma estagnação de Sangue e de Qi, na região lombar, que pode ter a sua origem num traumatismo, ou num descontrolo emocional, provocando diminuição do fluxo sanguíneo ao local, dor intensa e limitação de movimentos.

A Medicina Chinesa, e na nossa Tian Di Ren temos um vasto historial desses casos, e tratamos o alívio da dor de forma imediata e quase completa.

Uma vez que cada caso é diferente, a aplicação de qualquer tipologia de tratamento apenas é realizada tendo por base um diagnóstico previamente realizado por um especialista. Só após a realização do mesmo é que é definido quais as técnicas de medicina chinesa que vão ser utilizadas para o tratamento da dor.

As técnicas mais utilizadas são a acupuntura (para o tratamento da dor), a fitoterapia e massagens tui na. As mesmas podem ser utilizadas em simultâneo ou de forma individual, e vão depender do diagnóstico realizado anteriormente.

Se sofre de lombalgia ou dores na coluna ou se conhece alguém que sofre desta patologia, não espere mais. A Medicina Chinesa poderá ajudar no tratamento da mesma. Solicite-nos um contacto para o nº 243997479 ou por email: [email protected]

logoTDR_branco

A Tian Di Ren, tem como missão:
- Proporcionar a melhoria da Qualidade de Vida numa perspectiva de complementaridade e integração a partir de uma concepção holística do ser humano, e na assunção que cada ser humano é uno e único, influencia e é influenciado por tudo o que o rodeia.

4736