Menopausa e a Medicina Tradicional Chinesa

Não existe uma idade certa para a menopausa, podendo a mesma ocorrer entre os 45 e os 55 anos.
Umas mais cedo, outras mais tarde, no entanto todas as mulheres vão ter de passar pela tão famosa menopausa. Embora este seja o fim de uma etapa é também o início de outra.
A menopausa designa o período fisiológico que se caracteriza pelo encerramento dos ciclos menstruais e ovulatórios. Inicia-se com idade variável, mas normalmente entre os 45 e 55 anos. Afirma-se que uma mulher esteja na menopausa quando a mesma apresenta ausência de ciclos menstruais há mais de um ano.
Algumas alterações que acontecem na menopausa são:
- Cérebro: alterações de humor e da memória, irritabilidade, depressão, ansiedade, dor de cabeça e enxaqueca;
- Pele: aumento da sensibilidade ao calor, vermelhidão, acne e pele seca;
- Mamas: aumento da sensibilidade da mama e caroços;
- Articulações: Diminuição da mobilidade articular, rigidez;
- Sistema digestivo: Tendência a prisão de ventre;
- Músculos: cansaço, dor nas costas, diminuição da força muscular;
- Ossos: Perda da densidade óssea;
- Sistema urinário: secura vaginal, enfraquecimento dos músculos que suportam o reto, útero e bexiga, tendência a desenvolver infeções urinárias e vaginais;
- Fluidos corporais: retenção de líquidos e aumento da pressão arterial.
Os principais sintomas da menopausa são:
- Ondas de calor
- Suores noturnos
- Distúrbios de sono
- Menstruação irregular
- Depressão
- Ansiedade
- Alterações de humor
- Dores nas articulações
- Cansaço
- Aumento de Peso
- Infeção urinária
- Sensação de barriga inchada
Menopausa e a Medicina Tradicional Chinesa
A medicina tradicional chinesa, enquanto tratamento não invasivo apresenta diversas soluções para que a menopausa não tenha um efeito negativo na sua vida, e sem qualquer efeito colateral.
A medicina chinesa diminui os efeitos indesejáveis associados á menopausa, quer os conhecidos afrontamentos, quer outras complicações menos conhecidas e menos visíveis, como a osteoporose, o risco de enfarte do miocárdio (que nas mulheres pós menopausa é igual aos homens), bem como a secura das mucosas e a perda libido (relações sexuais).
Para esta medicina milenar, o desequilíbrio energético do Rim é a principal causa de todo o desconforto associado à menopausa. Uma vez que cada mulher pode ter diversos sintomas completamente diferentes, é importante a realização de um diagnóstico energético para cada caso.
Um especialista avalia a situação do utente e aplica os tratamentos que achar mais adequados para o mesmo. Estes podem ser aplicados em simultâneo ou de forma individual, e aqueles que são vulgarmente utilizados são a acupuntura (reduzindo os sintomas de calor e harmonizar o sistema nervoso), a fitoterapia (no sentido de repor as faltas energéticas), e prescrição de uma alimentação baseada em alimentos ricos em yin (energia – frutas, legumes…).
Todas as mulheres vão ter de passar pela menopausa, no entanto esta fase da sua vida não tem de ser sinal de sofrimento. Caso se encontre na menopausa contacte-nos que iremos ajudar a tratar todos os sintomas que tem atualmente.