O Mito do Colesterol

Ainda bem que o autor é médico o que garante maior credibilidade aos olhos do público.
Apesar da enorme literatura científica que sustenta o contrário da opinião do Dr. Manuel Pinto Coelho, manifestado neste artigo publicado no Jornal Público e que podem consultar aqui é na nossa opinião uma ótima dissonância e que já vi criticado nas redes sociais.
É bom que possamos pensar pela nossa cabeça e por um momento questionar os mitos que existem desde que o Homem é Sapiens, como tão bem retrata o conto do “O Rei Vai Nú”.
De facto a opinião do Dr, Manuel Pinto Coelho, apenas questiona se a placa ateromatosa (placa que se forma quando o endótelio vascular é lesado) acontece como reacção a uma lesão dos vasos sanguíneos, e tem como material básico constituinte o colesterol, se será boa ideia actuarmos a combater a formação deste material lipoproteíco?
As Estatinas, que nas últimas décadas foram o padrão-ouro do combate ao colesterol, tem grosso modo, por base a inibição do fabrico dos diferentes tipos de colesterol, moléculas imprescindíveis à vida, no entanto como bem afirma o autor deste artigo de opinião está por fazer a relação entre a redução do fabrico do colesterol, por administração das estatinas, e a eficácia do combate à doença coronária.
E não deixa de ser interessante verificar os sucessivos decréscimos dos valores de referência para o estabelecimento de critérios de risco cardio-vascular e os períodos em que os principais responsáveis da indústria farmacêutica perdiam as patentes dos medicamentos então vigentes e uma nova geração de estatinas entrava em acção.
O Mito do colesterol Bom e do Colesterol Mau, é isso mesmo um mito, com algum fundo de verdade, mas um MITO!
E mesmo sem entrar nas teorias da conspiração há suspeitas de que o consumo de medicamentos desta classe poderá ter efeitos secundários nocivos, o aumento da Diabetes, de doenças reumáticas, e até de doenças degenerativas do sistema nervoso, tem sido muitas vezes apontadas como danos coletarais do consumo das estatinas.
Afinal nada melhor do que um pouco de verdade para ajudar a criar um mito!
Nós na medicina Chinesa há muito que achamos que ” matar o mensageiro” não altera as intenções do autor da mensagem!
Quer reduzir o risco de doença cardio-vascular?
Mude o seu Estilo de Vida de forma fácil:
Coma diferente
Faça Mais e Melhor Exercício
Faça a gestão das suas emoções de forma positiva.