Preconceitos

Na madrugada de 12 de Agosto de 2016, a realidade se encarou de desmontar mais um preconceito:
A Atleta Simone Manuel, de raça negra sagrou-se campeã olímpica na prova de 100 M Livres com a obtenção de um novo Record Olímpico.
Por ironia do destino o título (e a marca) foram obtidos de forma ex-aequo com uma nadadora Canadiana, sendo que a imagem das duas no pódium poderá fazer mais pela luta contra o racismo e o preconceito do que muitos discursos políticos. E enterrar de vez teorias que defendem a impossibilidade de atletas de raça negra poderem ganhar provas de natação com base em aspectos biomecânicos e fisiológicos.
Mas estes jogos também nos ajudam a reflectir sobre outro preconceito, o preconceito do etnocentrismo e do primado cego da prova científica.
O aparecimento de muitos nadadores, (muitos outros atletas também, mas os seus corpos estão menos desnudados), com marcas de ventosas na pele, trouxe à baila o uso de técnicas da Medicina Chinesa e da valia do seu contributo para a melhoria do bem estar e da recuperação da saúde.
Como o expoente máximo da natação e provavelmente o maior desportista de todos os tempos Michael Phelps, evidencia bem o uso dessas marcas, como comprova a fotografia em baixo, obtida na sala de tratamento e recuperação do Rio 2016, durante o dia de ontem, logo várias correntes se levantaram com o eterno discurso da validade científica e tentando encontrar explicações bizarras para justificar o seu uso.
Na Tian Di Ren, usamos as ventosas sempre que o diagnóstico o aconselha, e não o usamos por moda, nem por ser fashion, (como o kinesiotape, e.g), usamo-las porque isso ajuda a melhorar a recuperação dos atletas que tratamos, ou a tratar patologias em pacientes que de atletas não têm nada!
E você quando vai perder o preconceito sobre a Medicina Chinesa?
Sabe que quase tudo pode ser tratado por esta medicina que é somente a medicina praticada continuamente há mais tempo pela humanidade?
Ou prefere que seja preciso ser desmentido pela realidade!
Cuide da sua saúde, de igual forma que atletas de excepcional valia o fazem na nossa clínica!
Na Tian Di Ren, “Ajudamos a Cuidar de Si!”