Tinitus e a Medicina Tradicional chinesa
Sabia que o nome correto para o zumbido nos ouvidos é tinitus?
O tinitus é uma sensação auditiva cuja fonte não advém de estímulo externo ao organismo, sendo por isso um sintoma associado a várias formas de perda auditiva.
Trabalhar em ambientes ruidosos, durante muitos anos, sem proteção auditiva aumenta o risco de contrair tinitus e em casos mais graves perda auditiva, no entanto também atividades de lazer como passar muito tempo com fones nos ouvidos ou estar longas temporadas dentro de bares/discotecas podem aumentar a sua hipótese de contrair esta patologia.
Embora cada vez mais seja uma patologia recorrente, o tinitus não tem apenas uma causa associada, mas sim uma junção de várias, das quais salientamos:
- Estar exposto a altos decibéis constantemente (superior a 85 db)
- Ruído súbito (com estar presente numa explosão)
- Perfuração no ouvido
- Dose excessiva de medicamento, como por exemplo aspirina
- Stress
- Excesso de cera no ouvido
- Infeção no ouvido
- Idade
- Doença de Menièrè
- Trauma craniano
- Fístula perilinfática (uma rutura traumática situada no ouvido interno)
- Tumores
- Disfunção da articulação temporomandibular (alteração da articulação que liga o maxilar à mandíbula).
Existem diversos sintomas que estão associados a esta patologia, que podem ser comuns a outras, no entanto os mais recorrentes são:
- Insónias;
- Irritabilidade;
- Sensibilidade ao barulho;
- Zumbido constante no ouvido;
- Cansaço;
- Falta de concentração;
- Ansiedade;
- Perda auditiva
Tinitus e a Medicina Tradicional
Para a medicina convencional o tinitus não tem uma cura específica, são realizados diversos tratamentos que o ajudam a habituar-se ao zumbido, no entanto a grande maioria consiste na administração de ansiolíticos que o vão deixar menos tenso e assim ajudar a controlar o desconforto.
Outra alternativa também bastante utilizada é o recurso a aparelhos auditivos que ajudam numa fase mais avançada da doença em que já se encontra com uma perda auditiva bastante elevada.
Tinitus e a Medicina Chinesa
A Medicina Tradicional Chinesa oferece um tratamento para a tinitus com uma eficácia superior à medicina convencional, uma vez que problemas de ouvidos se encontram muitas vezes associados a desequilíbrios energéticos (por exemplo: Invasão de vento externo, Subida de Yang do Fígado, Humidade-Mucosidade, Vazio de Yin e Yang do Rim).
Como cada caso é um caso, é necessário que antes de tomar qualquer decisão, consulte um especialista que irá realizar um diagnóstico, para que posteriormente lhe possa ser aplicado o tratamento mais correto para o seu caso.
Os tratamentos podem ser realizados de forma individual ou em conjunto, passando por acupuntura (na técnica, a combinação de pontos aplicados na região auricular pode ajudar a regular o funcionamento dos nervos auditivos e reduzir ou até mesmo eliminar o problema), fitoterapia e massagens tui na.
Se sofre de tinitus ou se conhece alguém que sofre desta patologia, não espere mais. A Medicina Chinesa poderá ajudar no tratamento da mesma de forma bastante mais simples que a medicina tradicional. Solicite-nos um contacto para o nº 243997479 ou por email: [email protected]