O que é a MTC

O QUE PODEMOS TRATAR

A Medicina Tradicional Chinesa (ou MTC) está documentada há pelo menos 3500 anos, e é composta por diversas técnicas, a Acupunctura, a Massagem Tuí Na, a Ginástica Energética (Tai Chi Chuan, e Qi Gong), e uso de plantas medicinais (Fitoterapia), e a Dietética.

Estas técnicas têm sido utilizadas ao longo de milhares de anos na região da China, e foram divulgadas na Europa e EUA, especialmente nas últimas décadas, tendo sido, curiosamente, os Jesuítas Portugueses os primeiros a trazer alguns dos tratamentos de origem chinesa para a Europa.

O relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), publicado em 2003 “ACUPUNCTURE: REVIEW AND ANALYSIS OF REPORTS ON CONTROLLED CLINICAL TRIALS”, WHO, 2002, ISBN 9789241545433, apresenta as patologias, condições ou sintomas em que a Acupunctura tem aplicação como uma alternativa terapêutica.

Estas patologias/condições/sintomas encontram-se divididas em 4 Grupos:

  • 1. patologias/condições/sintomas onde a Acupunctura demonstra uma evidência não questionável!
  • 2. patologias/condições/sintomas onde a Acupunctura evidencia Melhorias que requerem mais e melhor demonstração.
  • 3º patologias/condições/sintomas onde a Acupunctura evidencia algumas melhorias, apenas em estudos de caso, mas em que o tratamento é também difícil na medicina ocidental.
  • 4º patologias/condições/sintomas onde a Acupunctura evidencia pode ser usada como meio de tratamento desde que se disponha de conhecimentos médicos actuais, e equipamento adequado de monitorização.

Deve ainda acrescentar-se que o facto da matriz em que se fundamenta a Medicina Tradicional Chinesa, se revelar particularmente difícil de compatibilizar com as Metodologias de Investigação Científica, pelo que a experiência nos diz que muitos das situações englobadas no 2º Grupo correspondem a situações em que a eficácia é maior do que a que os estudos demonstram.

O aumento da procura destes cuidados pelos pacientes, por força dos resultados obtidos são disso a maior prova, a par da integração destes cuidados de saúde nos sistemas nacionais de saúde de inúmeros países do mundo desenvolvido.

logoTDR_branco

A Tian Di Ren, tem como missão:
- Proporcionar a melhoria da Qualidade de Vida numa perspectiva de complementaridade e integração a partir de uma concepção holística do ser humano, e na assunção que cada ser humano é uno e único, influencia e é influenciado por tudo o que o rodeia.

Newsletter